Menu

Blog

Consórcio ou financiamento, entenda como escolher!

Autor

Por: Usuario Master | 30/11/-0001
Artigos

Escolher entre consórcio ou financiamento para comprar uma casa própria está te tirando o sono?
Essa é uma dúvida muito comum, afinal, é uma decisão de grande porte e que envolve o seu sonho de adquirir um bem de valor elevado.
Ao escolher corretamente entre consórcio ou financiamento, você pode ficar mais próximo de realizar seu sonho, evitando perdas financeiras com o pagamento de taxas para aquisição de seu imóvel dos sonhos.
Por isso, elencamos algumas comparações e informações úteis para que você conheça e saiba como decidir. Confira a partir de agora.
 
Consórcio ou financiamento? Entenda as diferenças!
O consórcio é uma forma de poupar dinheiro, assumindo o compromisso de efetuar um pagamento mensal.
Por isso, é uma ótima maneira de adquirir disciplina para guardar dinheiro. Especialmente para quem não tem urgência de comprar o imóvel, mas começou a se organizar financeiramente para realizar esse sonho.
Já o financiamento, é uma forma de parcelar o valor da compra, pagando juros por essa possibilidade de parcelamento.
É preciso ter aproximadamente 20% do valor de seu imóvel como entrada, para que os outros 80% sejam financiados por uma instituição bancária.
Além disso, é preciso ter nome limpo e uma renda suficiente para que o banco libere o valor de financiamento desejado para a aquisição do imóvel de seus sonhos.
 
Consórcio ou financiamento: observe a taxa de juros
- O consórcio não possui taxa de juros, entretanto, existe a taxa de administração que varia de acordo com o contrato estabelecido.
- Já o financiamento, possui como custo as taxas de juros que incidem sobre o valor total do financiamento adquirido.
Por isso, é interessante analisar o contexto geral e calcular essas taxas. De modo que, você consiga analisar em qual das duas modalidades conseguirá obter maior facilidade de quitar o imóvel que deseja adquirir.
Uma vez que, as taxas menores aumentam seu poder de quitação e contribuem para a realização de seu sonho.
 
Considere a sua urgência para adquirir o imóvel
Quando estiver analisando qual a melhor maneira de pagar por seu imóvel, é preciso considerar também qual é o seu prazo para essa aquisição.
Quem deseja um imóvel para morar com maior urgência e já possui a entrada disponível, tende a se beneficiar de um financiamento.
Enquanto aqueles que estão se organizando para uma mudança nos próximos anos, como um casal que está planejando casar-se, por exemplo, pode se beneficiar de um consórcio.
Tendo em vista que, o consórcio ajudará o casal a se comprometer em pagar mensalmente o valor que servirá como carta de crédito para comprar o imóvel.
Enquanto o financiamento é uma opção de crédito que é liberado com maior agilidade, para que o imóvel possa ser adquirido com maior urgência.
Portanto, o contexto da aquisição desse imóvel é um fator que precisa ser analisado. De modo que, a decisão seja tomada de acordo com o seu cenário individual.
Não existe uma unanimidade sobre consórcio ser melhor que financiamento ou o oposto. Cada pessoa encontra a melhor maneira de adquirir seu imóvel de acordo com suas próprias demandas.
 
Conhecendo mais sobre as diferenças de cada modalidade, torna- se mais fácil tomar uma decisão que seja assertiva.
 
Agora que já conhece as diferenças entre o consórcio e o financiamento, não deixe de conferir os nossos outros conteúdos!
 

Compartilhe

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.

Especialista

Especialista

Usuario Master

Receba nossas novidades

Receba notícias e novidades diretamente em seu e-mail!

Você vai se interessar também

Falar com consultor