Consórcio ou Financiamento Imobiliário?
Por: Usuario Master | 30/11/-0001
Artigos
Entendendo melhor sobre cada uma das práticas, consórcio ou financiamento imobiliário você pode chegar a uma decisão melhor para você e seu orçamento.
A casa ou apartamento próprio é o sonho da maioria das pessoas no país. Um imóvel realmente seu representa mais que o fim dos meses de aluguel. Ele pode ser, também, uma forma de investimento e fonte de renda.
Por isso que a decisão de compra da casa própria precisa ser ponderada e embasada em diversas questões para que ela possa ser realizada com segurança e sem surpresas indesejáveis no futuro, que pode resultar em distrato e perda de parte do seu dinheiro.
No entanto, quando a decisão está tomada, algumas dúvidas ainda pairam sobre as nossas cabeças, e a principal delas é:
Financiar ou Fazer um Consórcio?
Uma vez que você faz parte da imensa maioria que não pode comprar um imóvel à vista, é legítimo que se tenha essa dúvida. E ambas possuem vantagens e desvantagens que devem ser postas na balança para que você possa:
✓ Ter mais segurança e garantias;
✓ Previsibilidade de parcelas e taxas;
✓ Um comprometimento seguro e sustentável da sua renda.
Por isso, a EBC Promotora, pretende, através deste artigo, definir as diferenças, prós e contras entre o financiamento e o consórcio como meio de conquista da casa própria.
O que é financiamento imobiliário?
Financiamento imobiliário é um contrato onde o banco ou instituições financeiras te emprestam o dinheiro para que você compre um imóvel. Resumidamente, o banco compra o imóvel para você e é pra ele que você paga as parcelas do empréstimo.
De acordo com a sua renda e seu score (classificação de confiança considerada pelo banco) você assume o compromisso de pagar quantas parcelas foram acordadas com acréscimo de juros, correção monetária e outros encargos.
Em geral o limite máximo para a quitação do empréstimo é de 30 anos, no entanto, o cliente pode optar em realizar a compra em prestações menores, tudo neste ponto varia de acordo com fatores como renda, valor de entrada, formas de pagamento, etc.
No Brasil, são aplicadas duas modalidades de financiamento, a SFH – sistema financeiro de habitação – e o SFI – sistema de financiamento imobiliário.
O que é consórcio imobiliário
Diferente do financiamento, no consórcio imobiliário não são cobrados juros para a concessão de crédito para a compra de um imóvel.
No consórcio, um grupo de interessados contribui com uma espécie de caixa, um valor que é usado para o pagamento das parcelas (e taxas administrativas) para a quitação do financiamento do imóvel. Mas a grande diferença vem agora.
Em um consórcio imobiliário, o imóvel não é adquirido de maneira instantânea, o interessado toma posse do bem, normalmente, após a liquidação de todas as parcelas que constam no contrato de consórcio. No entanto, é possível comprar uma carta de crédito e participar de sorteios que dará acesso à totalidade do valor da carta de crédito.
Mas quais são as vantagens e desvantagens entre consórcio e financiamento?
Como dissemos no início deste artigo, a decisão de comprar uma casa ou apartamento é séria e importante, portanto, é preciso levar em conta o quão rápido você quer estar de casa nova e própria e o quanto você pode ficar minimamente seguro para arcar com juros e correções que podem impactar o seu orçamento.
Mas vamos nos aprofundar nos prós e contras de cada um deles de modo que você possa ponderar com mais segurança. Começando pelo consórcio.
Prós do Consórcio Imobiliário
-
Não existem cobranças de juros para compra de imóveis;
-
Não há necessidade de pagamento de entrada;
-
Você pode escolher o valor do consórcio no ato da contratação;
-
Ao final do pagamento total o acréscimo é muito menor comparado ao financiamento e aos juros;
-
Não são feitas avaliações de crédito;
Contras do Consórcio Imobiliário
-
A compra, de fato, do imóvel pode demorar, a não ser que você dê lances ou haja contemplações via sorteio;
-
Não é indicado para quem quer mudar de imediato, sem os lances, você depende de sorteios e nesse caso está concorrendo com todos que participam do consórcio.
Prós do Financiamento Imobiliário
-
Uma vez aprovado o financiamento, o dinheiro é liberado de imediato, tornando a compra mais ágil,
-
As parcelas podem ser divididas em prazos maiores (máximo de 30 anos).
Contras do Financiamento Imobiliário
-
Processo altamente burocrático;
-
Exige o pagamento de um valor de entrada (que varia de acordo com a construtora ou incorporadora e pode ser de 10%, 20% ou até 50% do valor do imóvel.)
-
Juros relativamente altos que elevam o custo final do bem, devido aos acréscimos, taxas, etc.
Além de ponderar os prós e contras, é preciso ter em mente que ambas as modalidades demandam tempo, cada uma a sua maneira, no financiamento você passará um longo período pagando prestações (ainda que possa amortizar algumas, adiantar outras, etc.) e no consórcio você vai esperar por um bom tempo (a não ser que dê um lance ou seja feliz em um sorteio).
E quando falamos de longos períodos, estamos falando de mudanças e imprevistos, revés da economia, problemas de crédito que possam elevar a inadimplência ou mesmo problemas de percurso no âmbito particular.
Por isso, para ambos os casos, é aconselhável que haja reservas ou rendas extras que possam ser destinadas à compra da casa própria e que possam lhe prover segurança e, deste modo, você curta a sua casa sem dores de cabeça.
Você pode sempre contar com a EBC PROMOTORA
Acreditamos ter transmitido um bom panorama sobre as diferenças, desvantagens e vantagens do financiamento e do consórcio imobiliário. É claro que este artigo é o ponta pé inicial e as entrelinhas e maiores especificidades não foram abordadas. Mas, caso você tenha dúvidas, pode contar com a nossa consultoria para realizar o sonho de conquistar o seu imóvel.
E para ficar por dentro de novidades e saber quando novos artigos do nosso blog foram lançados, considere assinar gratuitamente a nosso newsletter deixando o seu e-mail ao lado.
Compartilhe
Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.